Seu bebê deixa de respirar quando chora? Ele pode ter Espasmo do Choro, conhecido como “perda do choro” ou “choro preso”. Trata-se de uma condição benigna, mas que assusta e muito os pais e cuidadores!
É caracterizado por perda passageira da consciência, onde a criança não consegue recuperar o fôlego enquanto chora. Consiste em uma sequência típica de eventos que se inicia de modo reflexo em resposta a um fator desencadeante (medo, susto, frustração ou dor). Essa condição pode se apresentar nas formas pálida (a criança fica pálida e desmaia) e cianótica (a criança fica roxinha e desmaia). A maioria das crianças apresenta um dos 2 tipos, mas algumas podem apresentar episódios mistos. O mecanismo comum nos dois casos é a falta de oxigenação no cérebro. Tanto um tipo quanto o outro são um reflexo da imaturidade da criança, por isso é difícil acontecer em crianças maiores, sendo seu pico de incidência entre 1 e 3 anos de idade. O evento é de curta duração (geralmente dura menos de 1 minuto) e tem resolução espontânea.
Além do desmaio, em casos extremos a criança pode até convulsionar. Embora possa evoluir com convulsão, o Espasmo do Choro não é um distúrbio epiléptico, mas uma condição benigna que não altera o neurodesenvolvimento dos pequenos, não precisa de tratamento e costuma desaparecer por volta dos 6 anos de idade.
O diagnóstico é clínico, através de anamnese e exame físico. No entanto é necessário pensar em alguns diagnósticos diferenciais, como causas neurológicas, respiratórias ou cardíacas, principalmente se a história clínica não for típica ou suficientemente clara, os sintomas forem muito exuberantes, com um exame físico alterado. Atenção para crianças com anemia ferropriva, que pode estar associada a um aumento da frequência dos espisódios.
E o que fazer quando isso acontece? Tentar manter a calma, proteger e não chacoalhar a criança, porque isso não vai ajudar e pode até piorar o quadro. Fazer uma compressão leve no tórax pode ajudá-la a voltar a respirar. Além disso, antes que ela perca o fôlego, tente desviar a sua atenção.
Dra. Anna Carolina da Fonseca
Médica Pediatra
CRM: 1068504-RJ | RQE: 30236
Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 674, sala 104, Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ
Marcação de consulta presencial e online: (21) 98750-1094