Pediatria Geral

Vegetarianismo na infância e adolescência

Atualmente, o vegetarianismo está cada vez mais presente na vida das crianças e adolescentes, tanto por escolha própria, como por preferência dos pais.

Fatores como preocupação com o meio ambiente, preocupação com os animais, vontade de ter um estilo de vida mais saudável, crenças religiosas e tradições culturais são alguns determinantes que influenciam na hora da escolha desse tipo de alimentação e, assim, contribuem cada vez mais para o aumento do número de pessoas que aderem às dietas vegetarianas no Brasil e no mundo.

Um indivíduo vegetariano é aquele que exclui da sua dieta alimentos que contenham carnes, aves, peixes e seus derivados, podendo utilizar ou não laticínios ou ovos. Assim, baseado no consumo dos subprodutos animais, pode-se definir os tipos de dietas vegetarianas como:

Ovolactovegetariana: utiliza ovos e laticínios;
Lactovegetariana: não utiliza ovos, mas faz uso de laticínios;
Ovovegetariana: não utiliza laticínios, mas consome ovos;
Vegetariana: não utiliza qualquer derivado de animal na dieta;
Vegana: não consome qualquer derivado de animal, nem na sua dieta, nem nas roupas e produtos que usa.

Segundo a Associação Dietética Americana, a Academia Americana de Pediatria, a Sociedade Canadense de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria, uma dieta vegetariana bem balanceada é capaz de promover crescimento e desenvolvimento adequados a crianças e adolescentes. Entretanto, por serem mais vulneráveis a desenvolver deficiência de nutrientes, devem ser adequadamente monitorados e, muitas vezes, suplementados, já que o risco é inversamente proporcional à menor variedade dos grupos alimentares consumidos. 

Os pediatras têm papel fundamental no acompanhamento nutricional, devendo estar bem informados sobre o consumo necessário de macro e micronutrientes, visando evitar a deficiência nutritiva e, assim, reduzindo seus impactos na saúde da criança e do adolescente.

Fonte: Vegetarianismo na infância e adolescência – Guia Prático de Atualização, Departamento Científico de Nutrologia da SBP, 2017.

Dra. Anna Carolina da Fonseca

Médica Pediatra

CRM: 1068504-RJ | RQE: 30236

Endereço: Rua Jardim Botânico, nº 674, sala 104, Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ

Marcação de consulta presencial e online: (21) 98750-1094

Sobre a autora

Sou Anna Carolina da Fonseca, Médica Pediatra, pós-graduada em Alergia e Imunologia, consultora de amamentação e apaixonada pelo universo materno-infantil. Sou autora do e-book “Meu parto, minhas regras!” e de cursos sobre introdução alimentar e aleitamento materno no retorno ao trabalho. Procuro estar sempre atualizada para fornecer informações de qualidade e com embasamento científico. Minha missão é ajudar mães, pais e familiares nos cuidados com a saúde da criança e do adolescente, não apenas no que diz respeito à saúde física, mas auxiliando também na criação de indivíduos mental e emocionalmente saudáveis, prontos para enfrentarem os desafios da vida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *